A PÁSCOA

NA DINAMARCA

Natacha

POR NATACHA CLÁUDIO

Falei com os dinamarqueses que tenho em casa, perguntei à filha de 13 anos como era a Páscoa na Dinamarca, ela respondeu-me: “comida e snaps”, perguntei ao pai e ele respondeu-me: “cerveja e snaps”.

Motivos para festa nunca faltaram aos dinamarqueses e nesta altura especial não fogem à regra.

Esta é uma boa oportunidade para aprenderes a fazer o teu próprio snaps (bebida alcoólica muito forte, tipo aguardente).

Quando penso na Páscoa penso em coelhos e ovos de chocolate, provavelmente quando andava na catequese sabia tudo com mais detalhe mas os anos levaram-me algumas memórias cristãs. 

Lembro-me que havia férias da Páscoa, o que me parecia sempre bem e que não podia comer carne na 6ª feira santa, tinha de ir à missa no domingo quando visitava os meus avós e seguia a procissão das velas. Havia sempre o almoço da Páscoa com a mesa cheia de comida e doces. 

Em Portugal comemos amêndoas e ovos da Páscoa, os padrinhos dão presente aos afilhados, existem procissões religiosas por todo o país e temos o folar da Páscoa que sempre me intrigou porque o que eu gosto são dos folares de Chaves com muita carninha boa… nunca percebi esse ovo no meio.

Påske

flor pascoa2

Mas agora estou na Dinamarca e decidi saber mais sobre as tradições desta época festiva.

Durante a Páscoa – Påske – os dinamarqueses celebram a chegada da Primavera e os feríados nacionais começam na 5a feira santa – skærtorsdag – e vão até à 2a feira – anden Påskedage.

As flores da Páscoa – påskelilje – começam a enfeitar as estantes dos supermercados e alguns dinamarqueses aproveitam esta altura para irem para as suas casas de férias ou que alugam numa zona mais calma da Dinamarca, perto do mar. 

Juntam a família ou os amigos, adicionam jogos tradicionais, comida e bebida e a festa está pronta.

Snaps não falham nesta altura e há quem faça os seus próprios snaps, juntando outros sabores.

Na Páscoa, existe o tradicional almoço da Páscoa – Påskefrokost – que é feito com amigos ou família e ocupa grande parte do dia. Neste almoço, pratos tradicionais como o cordeiro, ovos cozidos, arenque e salmão são habitualmente servidos aos convidados, mas não podem faltar as cervejas da Páscoa (feitas especialmente para a ocasião) e os snaps para beber em shot e brindar Skål.

Se fores convidada/o para um almoço de Páscoa não esquecer de chegar a horas e é sempre de bom tom levar uma garrafa de vinho ou umas flores.

Påskeæg

ovo2

E depois existem as tradições com os ovos da Páscoa.

Colorir os ovos e atirá-los de um monte
Neste jogo cozem-se os ovos e depois cada pessoa deve colorir o seu ovo. A seguir têm de procurar um monte com boa inclinação para o lançamento dos ovos. Os ovos são lançados e ganha quem tiver o ovo menos danificado ou o ovo que chegar mais longe.

Esconder os ovos de chocolate
Os adultos escondem ovos de chocolate pelo jardim da casa, num jardim das redondezas ou mesmo dentro de casa, depois começa a corrida aos ovos de chocolate. No domingo de Páscoa quem encontra os ovos fica com eles. O que é dito é que os ovos são escondidos pelo coelho da Páscoa.

Gækkebrev

11

Escrever uma carta secreta
Se quiseres ganhar uns ovos de chocolate extra é boa ideia escreveres uma ou duas, ou três gækkebreve.
Gækkebrev é uma carta secreta enviada antes da Páscoa, a amigos ou familiares. Normalmente são as crianças que aderem a este costume, mas todos podem participar. 

Nessa carta é escrito um poema que deve rimar e na assinatura deve ser colocar o número de pontinhos correspondentes ao número de letras do nome da pessoa que enviou a carta. Estas cartas são recortadas em diferentes padrões e fazendo a forma de um floco de neve. Devem também incluir uma vintergæk, considerada a primeira flor do ano.

Se a pessoa que receber a carta adivinhar quem a mandou vai receber um ovo de chocolate, caso contrário vai ter de oferecer um ovo de chocolate a quem lhe enviou a carta.

Quando são as crianças a enviar as cartas por vezes os adultos fingem não adivinhar o nome para lhes oferecerem o ovo de chocolate.

Aprende como fazer uma Gækkebrev

Muitas famílias dinamarquesas gostam de decorar a casa com ovos durante a Páscoa, podem ser ovos de fantasia, ovos cozidos, ou ovos vazios (fazem um buraco numa das pontas e sopram o interior). 

As cores dominantes são o amarelo e o verde, mas os ovos podem ser coloridos com várias cores. Estas decorações são também colocadas na mesa, durante o almoço pascal, juntamente com ovos de chocolate.

Boa Páscoa ou, em bom dinamarquês, God Påske.

E tu? Segues alguma das tradições dinamarquesas?

Partilha o artigo nas redes sociais

4.8 4 votes
Avaliação Artigo
Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marta Rodrigues

Grata pela partilha Natasha. 🙏🏻

Mário

Muito bom!! Se algum dia conseguir fazer uma visita, já vou preparadíssimo!! 😁 Beijo

Last edited 7 meses atrás by Mário
Luis Pedro

Du er en sand mester i danske relationer 🙂

Madalena Branco

Muito bom😀

Steffen

Nice