Mortens Aften

POR NATACHA CLÁUDIO

O Dia de São Martinho é celebrado no dia 11 de Novembro mas na Dinamarca as celebrações são feitas na véspera. Para manter as tradições é servido ganso ou pato no Mortens Aften.

O Dia de São Martinho celebra-se no dia 11 de Novembro para marcar a data do funeral de São Martinho (a sua morte foi no dia 8 de Novembro).

Martinho de Tours, nascido na Hungria, foi um soldado romano que, depois de ser batizado na idade adulta, se tornou bispo. O bispo era conhecido como sendo amigo das crianças e patrono dos pobres.

Diz a lenda que o soldado, num dia de tempestade, encontrou um mendigo que lhe pediu esmola. Como não tinha mais nada agarrou na espada e cortou a sua capa em dois. Martinho deu metade da capa ao mendigo para se proteger do mau tempo e o frio parou de repente. O tempo aqueceu, acreditando-se que se deveu à boa ação de Martinho e é por isso que se diz que no dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece.

Em Portugal celebra-se o dia de São Martinho com castanhas assadas e água pé ou jeropiga. 

Na Dinamarca diz-se que São Martinho (Sankt Morten ou Morten Bisp) devido à sua modéstia tentou resistir à nomeação de bispo. Decidiu esconder-se no meio dos gansos mas o barulho que os animais fizeram revelou a sua localização. Martinho teve de assumir o seu cargo de bispo mas como forma de vingança pediu aos habitantes da cidade que matassem um ganso uma vez por ano. 

Assim começou a tradição, que já vem do século XVIII, de se comer mortensgås. Nos dias de hoje ainda há quem preserve os costumes e é servido ganso ou pato em alguns lares dinamarqueses, naquele dia a que chamam de Mortens Aften.

5 2 votes
Avaliação Artigo
Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Anabela Duarte

Muito lindo 😉 Bem explicado ❤

steffen

perfect

steffen

super article