TRABALHAR
NA DINAMARCA
O QUE PRECISAS SABER SOBRE
TRABALHAR NA DINAMARCA
Aqui podes encontrar informações relevantes sobre o que é necessário para poderes trabalhar na Dinamarca.
Pedir um número CPR
Se estiveres na Dinamarca para trabalhar por um período superior a três meses
Irás precisar de um número de registo civil (número CPR), caso pretendas trabalhar na Dinamarca durante mais de três meses.
Os cidadãos de países da UE, do EEE ou da Suíça necessitam do mesmo apenas ao fim de seis meses.
Podes pedir um número CPR e registar-te no Registo nacional dinamarquês (Folkeregister) no Centro de serviços aos cidadãos (Borgerservice) da tua localidade ou contactando um dos Centros de Serviços aos Cidadãos Internacionais (www.icitizen.dk). O mesmo se aplica a estudantes.
Se estiveres na Dinamarca por um período igual ou inferior a três meses
Irás precisar de um número de identificação fiscal, caso pretendas trabalhar na Dinamarca por um período igual ou inferior a três meses.
Para obteres um número de identificação fiscal tens de aceder a www.skat.dk/taxcard e preencher o formulário Mão de obra estrangeira – pedido (04.063).
Obter um cartão de contribuinte
Enquanto estiveres a trabalhar na Dinamarca, terás de pagar impostos sobre o rendimento, tal como todos os dinamarqueses.
Pede um cartão de identificação de contribuinte eletrónico preenchendo o formulário 04.063 em www.skat.dk/taxcard.
Quando o cartão de contribuinte estiver pronto, a tua entidade patronal poderá transferi-lo a partir do eIndkomst e os impostos serão automaticamente deduzidos do teu salário.
Em períodos de grande afluência, poderás ter de esperar um pouco até o teu cartão estar pronto.
Obter um NemID
Para receberes o teu salário e os pagamentos provenientes do sector público, necessitas de uma NemKonto.
A tua NemKonto pode ser uma conta bancária dinamarquesa ou uma conta bancária estrangeira. Podes contactar um banco dinamarquês para abrir uma conta dinamarquesa e pedir ao banco que registe essa conta como a tua NemKonto.
Podes perguntar à tua entidade patronal se o teu salário pode ser depositado numa conta estrangeira ou se precisas de uma conta dinamarquesa.
Para obteres mais informações, visita: www.nemkonto.dk