O NATAL

NA DINAMARCA

Natacha

POR NATACHA CLÁUDIO

Natal na Dinamarca poderia ser significado de Hygge. O tempo é passado com os entes queridos e as tradições são muitas.

Nesta altura as ruas são enfeitadas e existem mercados de Natal para visitar. Este ano algumas actividades tiveram de ser canceladas mas ainda há muitas tradições para serem apreciadas. O frio de dezembro pede para ficar em casa, ouvir as músicas de Natal e aproveitar o tempo com a família.

Skål é palavra de ordem e é a altura de beber snaps. O espírito de Natal começa dia 1 de dezembro e acender a vela calendário é a primeira regra a cumprir.

TRADIÇÕES DE NATAL

Natal é tradição, Natal é família e na Dinamarca não poderia ser diferente. O espírito de Natal começa no início do mês de dezembro e os calendários de Natal – Julekalender – chegam em diferentes formas.

CALENDÁRIOS DE NATAL
Julekalender

VELA CALENDÁRIO
Kalender Lys

vela NATAL

Antigamente estas velas eram marcadas com a ajuda das crianças mas hoje podemos encontrar as velas calendário nos supermercados em diferentes cores e tamanhos.

A vela é acesa no primeiro dia do mês e o processo é repetido até ao dia 24 de dezembro onde a vela pode queimar até ao final. Esta é uma boa maneira de contar os dias que faltam até ao Natal.

CALENDÁRIO CHOCOLATES
Chocolade Kalender

calendario chocolate milka - quadrado

O calendário com chocolates é uma boa tradição para os mais gulosos. Todos os dias abres uma janelinha e tens direito ao teu chocolate de Natal.

Se dizem que o chocolate faz as pessoas bem dispostas este é um bom presente para dares aos amigos e familiares.

CALENDÁRIO PRESENTES
Pakkekalender

calendario presentes

O calendário pode estar pendurado numa parede e tem 24 anéis ou bolsos onde os pais ou familiares penduram 24 presentes antes do início do mês.

A partir do dia 1 de dezembro os mais novos podem abrir um presente por dia até ao dia 24. 

Normalmente são pequenos presentes como coisas para a escola, pequenos brinquedos ou doces. O último presente costuma ser maior do que os restantes.

Apesar desta ser uma tradição para as crianças já existem opções também para os adultos. Um pack de 24 cervejas pode animar os mais velhos, mas só podem beber uma cerveja por dia.

CALENDÁRIO DE NATAL TV

A televisão dinamarquesa passa uma série de 24 episódios para entreter os mais novos mas os pais também gostam de assistir. Desde o dia 1 de dezembro até à véspera de Natal a família pode assistir a um episódio por dia. Este ano a DR1 vai passar a série “Julefeber‘” (Febre de Natal) e a TV2 vai passar a série “Juleønsket” (Desejos de Natal).

As estações de tv também passam séries de anos anteriores, a maioria para as crianças, mas também há opções para adultos.

Ao mesmo tempo são vendidos calendários de Natal onde em cada janela é dada uma pista sobre o próximo episódio.

A DR junta-se todos os anos a uma instituição de solidariedade e o dinheiro dos calendários serve para ajudar crianças em países mais carenciados. Este ano 2020 o dinheiro vai para as crianças na Etiópia.

Saber mais sobre o calendário

SÍMBOLOS DE NATAL
Jule symboler

NISSE

my nisse

Nisse é uma das mais populares figuras nórdicas, é uma criatura da mitologia associada ao Inverno e ao Natal. Ele é descrito como um homem idoso e pequeno, longa barba branca e vestes de camponês. Usa uma túnica de lã, cinto, calças até aos joelhos, meias altas e um gorro de cor encarnada. Podemos compará-los aos gnomos do jardim. Existem também versões de Nisse mais novo.

O Nisse podia viver nas florestas, jardins e também nas quintas. Ele era visto como um guardião do local, se fosse bem tratado protegia os donos e animais da quinta dos males e infortúnios. No entanto não tinha bom feitio e se não estivesse contente ou se se sentisse insultado podia pregar partidas, roubar ou tratar mal o gado. Apesar de pequeno era muito forte e se ficasse muito irritado podia até matar o gado e bater nas pessoas que o tinham ofendido.

Nisse gostava muito de Risengrød (pudim de arroz) com manteiga por cima e essa era a maneira de os camponeses o compensarem e o manterem bem disposto.

Antigamente diziam que era o Nisse que entregava os presentes de Natal. Na vésperas de Natal as famílias deixavam uma tijela de Risengrød para que ele fosse amigável, não pregasse partidas e protegesse a família.

COROA DO ADVENTO
Adventskrans

vela avento

A coroa do advento tem 4 velas e pode ser enfeitada com diferentes ornamentos alusivos ao Natal. Há quem continue a personalizar as suas próprias coroas em casa mas há sempre a opção de as comprar em lojas ou supermercados. 

A coroa do advento serve como decoração de Natal e contagem decrescente para o grande dia. Nos 4 domingos que antecedem o Natal é acesa uma vela, no primeiro domingo é acesa a primeira vela e deixada a arder por um tempo, no segundo domingo acende-se a 1a e a 2a vela e assim sucessivamente até que no último domingo todas as 4 velas estão acesas.

DIA DE SANTA LUCIA
Luciadag

santa luzia miudos

Esta tradição religiosa foi importada do país vizinho, a Suécia, e é celebrada no dia 13 de dezembro.

Numa altura em que o império romano não aceitava o cristianismo muitos cristãos tinham de se esconder. Diz a lenda que Santa Lucia, sendo também cristã, saia de casa durante a noite e ia ajudar os mais necessitados. Lucia carregava velas na cabeça para poder ver durante a noite e deixar as mãos livre para ajudar e dar comida aos mais pobres.

Ela foi morta pelos romanos no dia 13 de dezembro e considerada santa pelos cristãos. A sua imagem representa a luz nos dias de escuridão. Santa Lucia é também conhecida como patrona dos cegos e pessoas com doenças nos olhos.

Luciadag é celebrada principalmente nos jardins de infância e escolas, as meninas de uma determinada classe vestem-se de branco e vão cantando hinos de Santa Lucia pela escola. Algumas das escolas podem ainda visitar hospitais ou lares de terceira idade.

FESTAS DE NATAL
Jule Fester

ALMOÇO DE NATAL
Julefrokost

Os Julefrokost começam mais cedo nas empresas. Embora o nome seja “frokost” (almoço) normalmente é servido um jantar aos colaboradores depois do expediente. Em algumas empresas a festa começa no escritório onde participam em jogos em grupo e há bebida disponível. A empresa paga o jantar aos seus colaboradores e a festa é feita dentro de casa ou num bom restaurante. A refeição é sempre regada com muita bebida e Snaps para os apreciadores.

Estes jantares são bem recebidos pelos colaboradores porque além de terem boa comida e bebida é uma maneira de poderem estar mais à vontade com os colegas. Para os novos funcionários é também uma boa maneira de se integrarem.

Os Julefrokost também são para celebrar com os amigos ou antigos colegas, por isso é normal que os dinamarqueses tenham mais do que um almoço ou jantar de Natal.

VÉSPERA DE NATAL
Juleaften

mesa Natal

Por volta das 18 horas as famílias juntam-se para o jantar de Natal.

As decorações na casa são variadas seguindo o instinto natalício e a árvore de Natal é verdadeira. Nas decorações não podem faltar muitas velas.

A refeição de Natal é pato, ganso ou porco assado. A acompanhar batatas cozidas, batatas caramelizadas, molho castanho e pickles de repolho roxo.

A sobremesa é Risalamande, uma sobremesa feita de arroz doce com baunilha e leva uma cobertura de molho de cereja. A sobremesa tem também raspas de amêndoa e uma amêndoa inteira é colocada no interior da sobremesa. A seguir começa a competição para ver quem encontra a amêndoa e ganha o mandelgave presente da amêndoa. Antigamente o presente era um porquinho feito de maçapão (massa de amêndoa) mas nos dias de hoje os presentes são normalmente chocolates ou doces. A pessoa a quem calhou a amêndoa deve esperar até que terminem a sobremesa e só depois pode revelar que encontrou a amêndoa, deste modo as pessoas continuam a servir-se à espera de encontrar a amêndoa e comem mais.

A ida à missa é no dia 24 à tarde e também faz parte da tradição de algumas famílias dinamarquesas.

ANDAR À VOLTA DA ÁRVORE

arvore de Natal

A seguir ao jantar a família junta-se e, de mãos dadas, caminham à volta da árvore cantando músicas de Natal.

Como as árvores de Natal são verdadeiras, algumas famílias têm o ritual de ir escolher a árvore que querem e podem-na cortar na hora em locais próprios. A maior particularidade é que ainda existem famílias que usam velas verdadeiras acesas na árvore de Natal. Essa tradição perdeu alguns adeptos e as velas verdadeiras foram substituídas por velas de plástico com luzes. Depois das cantigas é hora de abrir os presentes.

Os presentes sáo deixados pelo Pai Natal – Julemand.

ALMOÇO NATAL EM FAMÍLIA
Familiejulefrokost

danish pao

Hora de beber snaps!

Existem os chamados familiejulefrokost que são os almoços celebrados no dia 25 ou 26 de Dezembro com a família.

Nos almoços de família comem-se as tradicionais Smørrebrød (sandes abertas dinamarquesas), normalmente com pão preto (Rugbrød) mas também podem usar outros tipos de pão. O que colocam no pão é variado mas não deve faltar o peixe (arenque ou salmão), usam também diferentes carnes como fiambre, Frikadeller (bolas de carne) ou Flæskesteg (porco assado). É também normal haver pequenos camarões, ovos cozidos, cebola crocante, panados de peixe, tarteletter (pequenos folhados onde podem ser colocados diferentes recheios como galinha, camarões, espargos, etc.) e diferentes molhos como por exemplo Remoulade.

São também servidos diferentes queijos com frutas diversas e é altura de beber snaps outra vez.

BEBIDAS DE NATAL
Jule Drikke

snaps danish

JULEBRYG – Todos os anos as cervejarias fazem uma cerveja de Natal que é lançada na primeira sexta feira do mês de novembro. Este dia é chamado J-dag (Jul – Natal) e a cervejaria Tuborg distribui cerveja de graça em diferentes bares do país às 20h59. Este ano o evento teve de ser cancelado.

O GLØGG, vinho quente doce com especiarias, é normalmente apreciado na altura do Natal.

SNAPS é um destilado dinamarquês feito de batata, bastante forte, talvez o possamos comparar à aguardente ou bagaço. Durante as épocas festivas faz parte do programa beber snaps.

JANTAR DE NATAL - RECEITA
Opskrift på julemad

prato de Natal

Pedi ao meu namorado dinamarquês para me fazer um jantar de Natal para vos mostrar como é. Podes assistir ao vídeo e tirar algumas ideias.

RECEITA – Pato no forno acompanhado de batatas cozidas, molho castanho, pickles de couve roxa adocicada e pickles de pepino.

Pato no forno

Dentro do pato colocas pedaços de maçã e ameixas secas, depois fechas o pato e temperas com sal e pimenta. O pato vai para o forno com a barriga para cima a 175 graus durante 3 horas.

Na bandeja por baixo colocas 500 ml de água

No final podes colocar um pouco no grill se não estiver bem tostado.

Molho Castanho

Para o molho vais usar a gordura do pato, que vai estar nessa bandeja que encheste de água.

Colocas a gordura numa frigideira, retiras a parte queimada e deixas a parte transparente. Começas por adicionar 2 colheres de farinha, água das batatas e Kulør, vais sempre mexendo e aos poucos adicionas também Fløde. Juntas sal e pimenta e está pronto… Não podes parar de mexer senão pode queimar.

Rødkål – Couve rouxa em pickles adocicada

Nesta receita foram usados pickles de frasco, foi usado metade do frasco. Só tens de colocar os pickles a aquecer numa panela e juntar 1 colher de Ribsgel. Feito.

BOM NATAL
Glædelig Jul!

E para quem este ano vai passar o Natal na Dinamarca é uma boa altura para começar a seguir as tradições. Se já segues as tradições ou tens mais tradições que gostavas de partilhar podes escrever nos comentários. Eu já comprei a vela calendário. já tenho os Nisses, recebi o calendário de chocolates e decorei as minhas velas do advento.

Bom Natal!

Partilha o artigo nas redes sociais

4.7 6 votes
Avaliação Artigo
Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Anabela Duarte

Muito bem escrito. É importante saber como se festeja o NATAL aqui, para podermos dar importância as tradições dos dinamarquês ❤ Adoro o natal dinamarquês ☃️🎄🎅

Cláudia

excelente artigo!!! Muito bom. Gostei muito e muito interessante conhecer todas as tradições Dinamarquesas 🙂

ze carlos

muito bom

ze carlos

very good